segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Francesinha: fazer ou não fazer?

Olá Elegantes,
Hoje vou postar um artigo meu sobre uma pesquisa que fiz na Internet a respeito do estilo de pintar as unhas chamado Francesinha. Confesso que fiquei espantada quando li as informações sobre a origem deste estilo de pintura de unhas, mas vai saber...
De acordo com a Wikipedia, a francesinha é chamada de Minicure Francesa, que é o estilo no qual é utilizada uma base rosa natural e uma ponta branca. É um estilo de Nail Art muito utilizado nos continente europeu e americano. Usa-se este estilo com a intenção de imitar a unha natural, de aspecto saudável.
Certo, até agora eu escrevi sobre o que é o estilo francesinha, mas não sobre a origem dela. Então, voltando a procurar no bendito Google, descobri que no século 18, na França, esse estilo de unha era utilizado somente pelas meretrizes com o objetivo de disfarçar a ponta suja das unhas e as sujeiras alojadas embaixo das mesmas. Com este truque, as prostitutas passavam a impressão de limpeza nas unhas. Sendo assim, a forma de pintar as unhas acabou identificando quem era e quem não era prostituta, pois as damas da época jamais pintavam as unhas com o estilo francesinha. (Até parece, como se o estilo de alguém pintar as unhas mostrasse o real caráter de uma pessoa.) Não estou aqui defendendo as meretrizes, por favor, não pensem isso, mas fala sério! Aposto que, naquela época, muitas das chamadas “damas” eram mais meretrizes do que as próprias. São não eram consideradas, porque não utilizavam as unhas francesinhas.
Então, passado os anos e séculos, o cabeleireiro e maquiador norte-americano, chamado Jeff Pink, descobriu este estilo de pintar as unhas quando viajou a Paris e difundiu esta técnica nos Estados Unidos e na América Latina.
Este estilo de unha ficou muito conhecido e passou a ser moda, fazendo com que muitas mulheres adotassem este estilo.
Li a opinião masculina em um blog sobre esmaltes e o cara avacalhava com o estilo francesinha, dizendo que não gostava em função da origem da pintura e porque as atrizes pornôs pintavam as unhas assim. Li também em outro blog que quem usava unha francesinha era quem queria parecer certinha, mas que na verdade era outra coisa, tipo amiga do namorado... se é que vocês me entendem.
Tá, fala sério... não estou defendendo nem as meretrizes, nem as amigas fingidas dos namorados, nem a unha francesinha, mas vamos se respeitar... por que diabos as pessoas têm a mania de rotular tudo? Quer dizer então, que de acordo com a opinião “correta” deles, quem usa este estilo de pintura, é galinha, atriz pornô, não gosta de tomar banho, (porque sabemos que os franceses têm mania de não tomar banho regularmente, haja visto os perfumes maravilhosos que eles fazem) e não é confiável? Barbaridade, com amigos assim, quem precisa de inimigos?
É o mesmo esquema das tatuagens. Pessoas tatuadas não têm bom caráter, são bandidos, piratas, não conseguem emprego, porque o pessoal fica olhando torto e sei lá mais o quê. E a fama que os bibliotecários têm? Vocês já viram? Sempre mostram uma velha, de óculos, ranzinza, de mal com a vida, que só quer saber de silêncio e não deixa ninguém chegar perto do principal: o livro. Arghhhh! Isso me irrita muito! Acredito que as pessoas precisam parar de pré-julgar os outros, sem conhecê-los, baseando-se apenas em esteriótipos e procurar observar a pessoa como ela é, sem taxar a criatura disso, daquilo, só porque ela usa um estilo diferente do que a “moda” está ditando. Muitas vezes, uma criatura que pinta as unhas com francesinha, tem tatuagem, entre outras coisas, é uma pessoa mil vezes melhor do que outra, que não tem nada disso, mas tem o caráter lá embaixo.
Eu sei, eu sei... isto aqui é o blog sobre unhas artísticas e esmaltes e não um lugar para atitudes inflamadas. Os meus e leitores e leitoras que desculpem minha falta de elegância, mas existem coisas que eu leio por aí que me deixam muito triste e zangada, mas... passou.
Voltando ao assunto da unha francesinha: particularmente, eu não gosto porque é uma pintura muito delicada, de cores claras, e eu gosto mais das cores escuras e mais fortes. Se vocês lembrarem, eu fiz uma unha artística que chamei de Delicada e, embora minhas colegas tenham dito que acharam linda e tal, eu simplesmente detestei. Foi a única decorada que eu fiz que que eu não via a hora de tirar. A decoração não ficou feia, mas ficou delicada demais, meiga demais, entendem? Para quem gosta, é a unha perfeita.
Bem, elegantes, então era isso... fico por aqui. E, mais uma vez, perdoem a deselegância e...
Viva a liberdade de escolha!