sexta-feira, 1 de março de 2013

Piet Mondrian

          Olá Elegantes!!

    Este post é para matar a saudade das minhas lindas unhas compridas (embora muitas pessoas já tenham me dito que acharam o comprimento atual das minhas unhas muito bonito, mas enfim, ainda prefiro como era antes).
      Fiz essa unha decorada porque vi alguns modelos nesse estilo muito bonitos. Quando cheguei no trabalho, minha colega disse que eu tinha feito as pinturas de Pieter Mondrian nas unhas.
       Bem, sem saber quem era o artista, pesquisei e encontrei as seguintes informações:



http://www.suapesquisa.com/biografias/piet_mondrian.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Neoplasticismo

Quem foi
Pieter Cornelis Mondriaan foi um importante pintor modernista holandês. Nasceu na cidade holandesa de Amersfoort em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de 1944. Mondrian é o fundador da corrente artística conhecida como neoplasticismo.
O Neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias. Muitos de seus ideais foram expostos na revista De Stijl (O Estilo).
A necessidade de ressaltar o aspecto artificial da arte (criação humana) fez com que os artistas deste movimento (notadamente Mondrian e Theo van Doesburg) usassem apenas as cores primárias (vermelho, amarelo, azul) em seu estado máximo de saturação (artificial), assim como o branco e o preto (inexistentes na Natureza, o primeiro sendo presença total e o segundo ausência total de luz).
Principais características do estilo artístico de Mondrian:
- Sua obra foi influenciada pelo pensamento teosófico.
- Foi influenciado também pelo naturalismo e impressionismo.
- Destacou-se com obras abstratas geométricas, principalmente trabalhando com formatos retangulares.
                                           
 
- Utilizou, em suas obras, principalmente cores primárias (vermelho, azul, branco, preto, amarelo). Mondrian considerava estas como as cores elementares do Universo



                     E aqui estão as minhas obras de arte.






Oh que saudade de minhas unhas...
Fico por aqui, um ótimo final de semana a todos! Beijos elegantes!